Como saber se tenho mandado de prisão ativo?

  • Post category:AL / Artigos

Uma das perguntas que venho me deparando em alguns fóruns de dúvidas jurídicas é a de como saber se há um mandado de prisão ativo em nome de referida pessoa. E agora você vai saber passo a passo como conseguir verificar!

Ter conhecimento sobre os mandados de prisões é legal?

O primeiro ponto que ressaltamos é que a busca é absolutamente legal, assim como os passos e instrumentos utilizados nela.

Essa ferramenta, em verdade, é uma materialização do direito de acesso à informação e do compartilhamento da responsabilidade pela segurança da nossa sociedade.

Qual é a ferramenta?

A ferramenta é o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), mantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pode ser acessada pelo seu computador por aqui, ou baixar o aplicativo no seu smartphone (Google Play e Apple Store).

Ele é uma ferramenta de consulta de Mandados de Prisão, a qual todos podemos acessar e ter acesso à pesquisa.

Como podemos utilizar essa ferramenta para buscar o mandado de prisão ativo?

A consulta ao BNMP pode ser realizada por diversas informações como: nome da pessoa, nome da mãe ou pai, apelido, número de documentos.

Claro, que quanto mais informações e mais precisas elas forem, maiores a chances da precisão e da certeza da busca.

Ultimas observações!

Por fim, ressaltamos que o BNMP apenas mostra os mandados de prisão ativos, ou seja, aqueles que já expiraram ou que ainda estão por emitir não aparecem!

Além disso, se na busca encontrar um com seu nome, confira bem os dados, pois não é incomum encontrar pessoas com o mesmo nome.

Esperamos ter ajudado, e qualquer dúvida pode chamar o Tisato Lyncon Advogados!