Como verificar a inidoneidade empresarial antes de fazer uma contratação?

Com a crise instalada pela pandemia do Coronavírus tem sido cada vez mais frequente empresas e pessoas jurídicas com dificuldades de honrar as obrigações contraídas perante credores. Assim, torna-se fundamental uma análise mínima das condições econômicos/financeiras da empresa na qual você ou sua própria empresa está contratando.

Nesse sentido, existem algumas diligências mínimas que é possível realizar a fim de blindar a contratação. Seguem algumas dicas: 

  • Verificar se a empresa está em dia com as Certidões Negativas de Débitos Municipais, Estaduais ou Federais, isto é, não possui pendências fiscais. Através do link https://tladvogados.adv.br/divida-ativa/, você pode aprender melhor como obter tais certidões;
  • Obter certidão negativa de débitos trabalhistas, o que pode ser realizado através do site https://www.tst.jus.br/certidao;

Examinar, junto à Junta Comercial em que a empresa encontra-se registrada, quantos e quem são os seus sócios bem como realizar as diligências supracitadas em relação a cada um deles. 

Realizadas essas diligências, ou pelo menos algumas delas, as chances de você ou sua empresa ser surpreendido pela contratação de uma empresa inidônea que executa equivocadamente os seus serviços e não cumpre com as suas obrigações é significativamente menor.

Caso restem dúvidas ou advenham complicações advindas da contratação de uma empresa inidônea, entre em contato com um advogado de sua confiança.