Como saber se tenho protesto no cartório?

  • Post category:Sem categoria

Uma das questões que vêm à tona a partir da pandemia do novo coronavírus, é a possibilidade, ou não, de protesto no cartório dos títulos de dívidas emitidos a partir dos negócios firmados entre empresas, tais como cheques, duplicatas, notas promissórias, boletos, entre outros.

Caso você tenha o nome protestado em cartório, significa que alguma empresa com a qual você tinha uma dívida em aberto foi até o cartório e informou à justiça que você deve dinheiro.

Mas afinal, como saber gratuitamente se você tem algum protesto no cartório?

Qual é a ferramenta de consulta de protesto?

A ferramenta para consulta é o site da Central de Protesto (CENPROT) https://www.protestosp.com.br/consulta-de-protesto  e digitar o CPF ou CNPJ. Selecionando a categoria ‘’Nacional’’, uma lista de todos os estados com a situação do seu nome em cada um aparecerá. 

Como podemos utilizar essa ferramenta de protesto?

Mesmo assim, é possível reverter a situação, a dívida deve ser paga no tabelionato responsável efetuando o pagamento no prazo estipulado. De toda a sorte, caso o pagamento já tenha sido realizado, o mesmo deve apresentar o comprovante de quitação. 

Em todo o caso, evite ter seu nome em protesto no cartório fazendo um planejamento financeiro. A regularização da sua dívida traz inúmeros benefícios como: Voltar a ter crédito no mercado; Obter crédito, empréstimos e financiamentos com juros mais baixos; Evitar cobranças judiciais; Realizar movimentações bancárias.

Caso fique com dúvidas, não perca tempo e entre em contato conosco.