Como saber se possuo dívida ativa com a União, Estados ou Municípios?

  • Post category:Sem categoria

Com a crise econômica instalada pelo Coronavírus, muitas vezes os contribuintes acabam não adimplindo os seus débitos junto aos entes federativos (União, Estados e Municípios). 

A inadimplência junto aos entes federados acaba originando a inscrição do cidadão em dívida ativa junto ao respectivo ente. Mas afinal, como eu posso saber se possuo débito junto a algum ente federativo? 

A maneira correta de obter conhecimento acerca de dívida ativa que possui junto aos entes federados é obtendo uma certidão negativa de débitos, seja ela federal, estadual ou municipal. A obtenção da citada certidão é gratuita e pode ser facilmente solicitada através do site do ente federativo a qual busca obter a consulta. Quando não disponível pelo site, é possível obtê-la de outras maneiras, seja presencial ou por e-mail.

A certidão negativa de débitos federais, ou seja, referentes à União, pode ser facilmente retirada através do site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidao/CNDConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?tipo=1

Por outro lado, as certidões negativas de débitos estaduais, podem ser retiradas a partir dos sites dos Estados da Federação. No caso, citaremos como exemplo, o Estado de Santa Catarina, cujo site para emissão das certidões é: http://www.sef.sc.gov.br/servicos/assunto/25/Certid%C3%A3o_Negativa_de_D%C3%A9bitos

Por fim, a CND municipal é emitida por cada um dos municípios brasileiros, e pode ser obtida através dos seus respectivos endereços eletrônicos. No caso, a título exemplificativo, pode-se citar a CND municipal concernente à cidade de Florianópolis: https://www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=servpagina&id=3686 (Pessoa Jurídica) e https://www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=servpagina&id=3551 (Pessoa Física). 

Para demais dúvidas e esclarecimentos, nosso escritório permanece à disposição através da aba do Fale Conosco!