Meu nome foi pro SPC indevidamente! E, agora?

  • Post category:AL / Artigos

Cada dia nosso nome e nossas informações acabam ganhando mais relevância na sociedade de hiperconsumo. Assim, um dos problemas que podemos enfrentar é a negativação indevida, não sendo difícil ouvir colegas perguntando: “Meu nome foi pro SPC indevidamente! E, agora?”.

Como verificar se seu nome está nos cadastros de proteção de crédito (SPC / Boa Vista / Serasa)?

Se você não foi pego de surpresa na hora de uma compra, já se dê por sortudo!

Pois não é incomum saber da negativação apenas no momento exato que você precisa do seu nome limpo. 

Caso não seja o caso, o primeiro passo é verificar se seu nome realmente possui restrição. Nesse sentido, temos dois caminhos:

O primeiro, é pela via virtual, entrando no site dos próprios cadastros de proteção de crédito.

Tome como base o Serasa, que gratuitamente você faz seu cadastro e já consegue verificar se está com alguma restrição, como também seu score [acesse aqui].

Outra forma para acesso, é pela via presencial!

Nas filiais das empresas protetoras de crédito, onde nesses locais, pagando um valor (que não é nada exorbitante), conseguirá um extrato detalhado de possíveis pendências.

Assim, essas são duas opções para a verificação. 

A dívida existe?

Analisar a existência real da dívida é outro ponto que merece atenção.

Veja que, não é incomum, a ocorrência de inscrições indevidas.

Assim, é importante que seja verificado se existe mesmo a dívida e se a mesma ainda não foi paga, ou, por fim, se a dívida não está prescrita, já que não é permitida a imposição de negativações nesse casos. 

Caso a dívida realmente exista, deve haver a verificação se o lojista efetuou a notificação prévia à inscrição, visto que se trata de ação obrigatória que visa dar oportunidade ao consumidor de adimplir a dívida.

Havendo a dívida, tente entrar em contato com o lojista e firmar um acordo para o parcelamento e revisão da dívida de forma a sair dos cadastros de negativação!

Mas e se meu nome foi pro SPC indevidamente?

Nunca tendo sido a dívida realizada e, mesmo assim, seu nome foi pro SPC indevidamente por causa dela, importante que primeiro se relate o problema ao responsável pela negativação, qual seja o comércio.

Nosso nome ganha cada vez maior importancia, principalmente após a aprovação do cadastro positivo obrigatório [acesse aqui].

Assim, uma inscrição indevida é certamente um dano que merece reparação.

Para essas questões, o dever de reparar o dano é certo e independente de prova segundo os inúmeros julgamentos dos Tribunais sobre o tema.

Como sempre, caso você tenha passado pela amargurada situação, procure auxílio jurídico de um Advogado ou da Defensoria Pública para restabelecer seus direitos.