Posso pedir revisão da pensão alimentícia?

  • Post category:AL / Artigos

Você sabia que é possível pedir revisão da pensão alimentícia? Sim e nós vamos falar como!

Os imprevistos ocorrem!

É natural que em nossas vidas aconteçam situações inesperadas e imprevistos. A diferença é como tratamos esses problemas e como lidamos com eles.

Como sabemos, um problema recorrente, que foi impulsionado pela pandemia que estamos vivendo, é a perda de renda ou mesmo a demissão de serviço.

Desse modo, isso impacta diretamente a todos que dependemos de renda, mas para uma parcela da sociedade que paga pensão alimentícia, essa situação pode ser agravada caso não tome algumas providências, já que não pode parar de pagar a pensão sem a devida justificativa.

Você sabe quais são as medidas que podem ser tomadas nesse caso?

A ação de revisão de alimentos

Essa é a ação que inicia um processo de nova avaliação da capacidade econômica daquele que paga os alimentos.

Lembre-se que o valor dos alimentos é um conjunto: (i) a possibilidade do pagante; e (ii) a necessidade do que recebe.

Assim, se um dos dois pontos está em desequilíbrio, poderá se requerer a revisão.

Dessa forma, caso você tenha uma alteração salarial é de extremamente necessário que procure um advogado e manifeste o problema de renda que está enfrentando no processo, como forma de justificar possíveis atrasos e até mesmo uma nova definição de valor.

Não atrase a pensão alimentícia, pois pode levar você para a cadeia!

Por fim, relembramos que vale sempre manter um bom relacionamento e diálogo, pois o bom senso sempre é necessário nas relações familiares.

Ademais, evite os atrasos, tente sempre ser a parte ativa em realizar algum acordo, caso ocorra algum imprevisto que leve ao atraso do pagamento. Assim, você reduz as chances de um possível mandado de prisão.

Por fim, caso verifica a impossibilidade de continuar com os pagamentos diante de problemas grave, não perca tempo, acione o advogado e requeira a revisão com a proposição de ação revisional, pois é possível pedir revisão da pensão alimentícia!